O que é Ransomware?

Ransomware é um malware malicioso que tem como objetivo fazer com que o usuário não consiga mais ter acesso ao sistema e aos arquivos pessoais em seu dispositivo, ou seja, esse malware sequestra o computador do usuário, cobrando um valor pelo resgate para que a vítima possa ter acesso novamente. 

O ransomware consegue bloquear a tela do computador e exibe uma mensagem exigindo o pagamento para liberar uma chave de acesso. Esse vírus age codificando os dados do sistema operacional.

Os criminosos usam vários disfarces para infectar o dispositivo da vítima e isso pode ser feito através de sites maliciosos, links suspeitos por e-mail, ou instalação de aplicativos vulneráveis. Além disso, o ransomware pode ser enviado através de links em redes sociais.

Quais os diferentes tipos de ransomware?

Há muitos métodos usados para o ransomware infectar o computador. Dentre eles estão a criptografia, também chamada de crypto-ransomware e o bloqueio de tela, o locker-ransomware. 

Tanto um quanto o outro possuem o mesmo objetivo: bloquear a tela do usuário, impedindo o acesso.

Para o desbloqueio, os criminosos exigem uma quantia em dinheiro virtual, geralmente o bitcoin para a liberação da chave de acesso.

Veja os principais tipos de ransomware mais usados pelos criminosos:

Crypto-ransomware – o malware utiliza criptografía como método principal para o roubo dos dados. Um dos principais motivos para que os criminosos utilizem esse método é porque a liberação só é feita através da chaves criptográficas que conseguem decriptar as informações.

Outro aspecto é que mesmo quando há a remoção do malware do computador, os arquivos continuam criptografados, aumentando as chances da vítima pagar o resgate.

Locker Ransomware – basicamente impede que o usuário acesse o seu computador ou dispositivo, deixando-o totalmente inutilizável. O acesso aos dados fica totalmente bloqueado. Esse bloqueio pode ser feito de algumas formas, mas a mais comum é através do roubo da senha do usuário.

O criminoso aproveita a vulnerabilidade do sistema para roubar o login e senha da vítima.

Scareware – esse malware tem o objetivo de convencer o usuário a fazer um download e comprar software que não são necessários. Esse vírus gera anúncios de pop-up com informações de que o PC está com algum problema. Muitas vezes, esse pop-up é parecido com a janela do Microsoft.

Doxware – mais conhecido como “vazador”. O intuito deste tipo de ramsomware é roubar as informações do usuário, como fotos, arquivos confidenciais e ameaçar publicar na internet, caso o usuário não pague o resgate.

4 dicas simples para prevenir contra ataques de ransomware em 2021

Muitos usuários têm dor de cabeça com os ataques de ransomware, pois essa ameaça tem se tornado cada vez mais comum na atualidade e, muitas vezes, a vítima se torna vulnerável com esses ataques. Dessa forma, é muito importante ter conhecimento para evitar que esses criminosos continuem atacando. Separamos algumas dicas para prevenção desses ataques. Confira!

1- Instale um bom antivírus com proteção anti-ransomware

Os antivírus são extremamente importantes na defesa contra os diversos tipos de ransomware. Escolha com cuidado o antivírus que tenha proteção anti-ransomware e mantenha sempre habilitado com atualização automática. 

Mais para frente, daremos dicas de antivírus que detectam com antecedência ações mal-intencionadas em seu computador, durante a navegação. Essa proteção precisa ser feita por assinatura e constante atualização.

2- Mantenha seu antivírus, sempre atualizados

Não basta ter o melhor antivírus, é muito importante para garantir a segurança do dispositivo, certificar-se que o programa esteja atualizado.

Os criminosos e desenvolvedores de vírus, estão sempre se atualizando para burlar o antivírus, pois buscam brechas, exploram defeitos.

Sempre mantenha o antivírus ativado para a atualização, assim a segurança de seus dados serão mantidas.

3- Faça o backup dos seus dados mais importantes

Uma das maneiras mais eficazes para evitar perder informações importantes e dados sigilosos em seu computador, é o backup. Faça o backup sempre que possível, pois é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados com o que há no HD. 

O backup pode ser feito em arquivos salvos no computador, no celular e no tablet. O ideal é guardar cópias em dispositivos diferentes para garantir que não sejam perdidas em caso de vírus, por exemplo.

4- Tome cuidado ao navegar na internet

Evite transtornos ao acessar a internet e tenha cuidados redobrados ao acessar determinados sites. Sempre crie senhas difíceis, utilizando variáveis diferentes, anote em caderno para não esquecer.

Tenha bastante cuidado ao baixar arquivos, sempre verifique se seu antivírus está ativado antes do download. Não passe informações pessoais em sites suspeitos ou até mesmo em redes sociais. Sempre atualize seu navegador para ter segurança na navegação.

Ransomware: o que fazer se seu computador for infectado?

Caso o seu computador ou dispositivo móvel tenha sido infectado por algum ransomware e é um equipamento da empresa, notifique imediatamente a equipe responsável pela segurança das informações digitais da empresa. Verifique o último backup antes do ataque.

Caso seja um computador doméstico, desconecte-se imediatamente da rede, isole os equipamentos e entre em contato com um especialista em segurança da informação.

É muito importante lembrar que para evitar qualquer perda de dados, sempre mantenha um backup atualizado e um antivírus bom no equipamento.

Como remover o ransomware?

A remoção imediata do ransomware pode ser bastante complexa, demorada e requer conhecimentos avançados de informática.

Assim que for infectado, isolar o dispositivo, identificar qual o tipo de ransomware, pesquisar através de outro dispositivo ferramenta para desencriptação do malware, depois restaure os ficheiros com ferramenta de recuperação de dados, por fim, criar uma cópia de segurança de dados.

Caso não resolva, procure um especialista e informe a situação, pois em último momento, poderá ser necessário formatar o equipamento.

3 Melhores antivírus de 2021

Listamos abaixo os quatro melhores antivírus que fornecem sistema de segurança para o seu celular, com limpeza de vírus e proteção de dados. Confira uma avaliação de cada um:

TotalAv

PRÓS
  • Proteção em tempo real;
  • Fácil de usar.
  • Serviço para armazenar e gerenciar senhas com segurança - Password Vault;
  • Otimização do sistema;
  • VPN com vários recursos.
CONTRAS
  • Não possui suporte 24h em todos os seus planos.

O Totalav é um antivírus completo que protege contra ransomware, hackers, vírus e spyware. Possui atualizações de definições de vírus diariamente para que a proteção seja ainda mais eficaz. A proteção ocorre em tempo real e com detecção de vírus. 

Como características principais possui compatibilidade, proteção remota da Firewall, proteção em tempo real, anti-malware, anti-ransomware, anti-spyware, anti-adware, proteção IOS e Android, garantia de reembolso de 30 dias e assistência rápida.

Mcafee

PRÓS
  • Possui ótima usabilidade;
  • Possui recurso de controle parental;
  • Informa quando um site não é confiável.
CONTRAS
  • Pode comprometer um pouco o desempenho do dispositivo;

O McAfee evita que seu dispositivo seja atacado por vírus, malware, spyware e ransomware, ao mesmo tempo em que mantém o controle de sua privacidade e identidade. Existem planos para a sua necessidade, como individual, para vários dispositivos e para toda família.

Como as principais características, estão inclusos, a segurança abrangente na internet, proteção de privacidade multifacetada, wi-fi segura imóvel, VPN segura, otimização de desempenho, especialistas em segurança online para tirar dúvidas, gerenciador de senha etc.

Norton

Melhores Antivírus
PRÓS
  • Oferece VPN gratuito e ilimitado;
  • Conta com excelente espaço de armazenamento na nuvem;
  • Protege os dados com Firewall inteligente;
  • Período de teste com garantia de reembolso até 60 dias.
CONTRAS
  • O recurso de VPN não está incluso em todos os pacotes.

O antivírus Norton fornece ótima proteção para o dispositivo, os planos oferecem muita segurança para proteger PC e dispositivos móveis contra vírus e malware, além de muitas novas formas de ajudar a proteger sua privacidade online, em uma única solução. 

As principais características do Norton são: backup na nuvem, controle parental, rede VPN e gerenciador de senhas, além de possuir uma interface inteligente e monitora o tráfego na rede de arquivos enviados e recebidos no seu dispositivo quando está conectado à Internet, além de ajudar a bloquear o tráfego suspeito.

Isso faz com a proteção de arquivos e dados pessoais no dispositivo contra ataques maliciosos e intrusos.

Conclusão

Como podemos entender, um ransomware é uma ameaça enorme para usuários de internet, portanto, é muito importante não esperar que essa praga afete o seu dispositivo e faça uma boa prevenção, como instalar um bom antivírus e fazer um backup de seus arquivos regularmente.

Aqui demos várias dicas de como proceder, caso sua máquina fique infectada e os melhores antivírus para que sua proteção seja eficaz.

Continue acompanhando o blog para saber mais novidades sobre a tecnologia em 2021.