O Windows Defender é bom o suficiente ou é necessário mais proteção?

Você provavelmente já ouviu falar ou se deparou com este aplicativo no seu computador, se é usuário Windows. Afinal, o que é o famoso Windows Defender e qual seu objetivo? 

Para começar, podemos dizer que o Windows Defender é um software desenvolvido pela Microsoft que remove malwares, trojans, spywares e adwares que infectam o seu computador por meio de sites ou arquivos infectados.

O software também faz o monitoramento do computador em segundo plano para evitar que o sistema operacional e os navegadores sofram alguma alteração em suas configurações que, por sua vez, abrem brechas para crimes cibernéticos.

O recurso também oferece proteção a ameaças que podem vir de arquivos ou dados armazenados em nuvem, se algo estranho ou que apresente um potencial risco para o computador for detectado, o software já ativa seu sistema de segurança.

Com o Windows Defender você consegue detectar até mesmo ameaças inéditas, como os ataques por ransomware, ou seja, o programa se baseia no comportamento do arquivo e se captar algo diferente do comum, o antivírus impede a sua execução.

Isso é só um pouco do que o Windows Defender pode te oferecer, então continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto.

Em linhas gerais podemos dizer que este aplicativo fornecido pela Microsoft é um antivírus e que ajuda usuários a se defender de possíveis ameaças, mas que ainda é limitado em recursos comparados aos concorrentes e que dependendo do seu nível de usuário, pode ser um forte risco usá-lo apenas como meio de proteção. É o que você vai entender nos próximos tópicos.

Quão forte é o Windows Defender?

O desempenho do Windows Defender é considerado satisfatório de acordo com as pesquisas mensais de avaliação dos programas de antivírus. 

A AV-TEST, organização independente, que avalia programas de segurança para os sistemas operacionais Microsoft Windows, divulgou um estudo comparando diferentes antivírus do mercado e o Windows Defender alcançou uma pontuação de 17 pontos, no total de 18.

O software da Microsoft recebeu 5,5 pontos pela sua capacidade de proteção, 5,5 pontos pelo desempenho e 6 pontos pela facilidade de uso, o que pode ser considerado um ótimo desempenho.

Windows Defender: o que é coberto e opções de atualização

Como já falamos da proteção contra vírus e ameaças, o Windows Defender também inclui o Windows Defender Firewall com Segurança Avançada que permite que você crie e administre suas regras de firewall abrangentes para as proteções de entrada e saída, pois os Firewalls são de muita importância para proteger a segurança da sua rede. 

Está incluso também a proteção contra phishing que integra automaticamente com os navegadores da Microsoft (Microsoft Edge e Internet Explorer).

A Microsoft baixa automaticamente a inteligência mais recente para o seu dispositivo como parte do Windows Update, mas você também pode verificá-la manualmente na tela de Proteção contra vírus e Ameaças e em Atualizações da proteção contra vírus e ameaças, para garantir que você tenha o arquivo de definição mais recente.

Proteção antivírus

A Proteção contra vírus e ameaças na Segurança do Windows ajuda a verificar se há ameaças em seu dispositivo, você pode executar diferentes tipos de verificações, ver os resultados de suas verificações de vírus e ameaças anteriores e ter acesso a proteção mais recente oferecida pela Microsoft. 

A área “Ameaças atuais” permite que você veja as ameaças atuais no dispositivo, última vez que uma verificação foi executada no dispositivo, quanto tempo levou e quantos arquivos foram verificados, ameaças que foram colocadas em quarentena antes que possam afetá-lo, iniciar uma nova verificação e tudo o que foi identificado como ameaça e que você permitiu que fosse executado no dispositivo.

Desempenho do antivírus

O Windows Defender é muito bom em detectar arquivos de malware, bloquear exploits e ataques baseados na rede, e identificar sites de phishing, inclui relatórios simples de saúde e desempenho do PC, além de controles parentais com filtragem de conteúdo, limitações de uso e rastreamento de localização. 

Com relação às funções básicas, como a capacidade de detecção e remoção de malwares, o Windows Defender tem performance similar a concorrentes, pagos ou gratuitos, existem modos diferentes de verificação, monitoramento em tempo real para bloquear infecções e a Microsoft libera atualizações de detecção de novos vírus com frequência.

Recursos de segurança e privacidade

O Windows Defender oferece as seguintes opções de segurança integradas para ajudar a proteger o seu dispositivo contra ataques: 

  • O isolamento de núcleo oferece proteção adicional contra malwares e demais ataques, isolando os processos do computador do sistema operacional e dispositivo
  • A integridade de memória é um recurso de isolamento de núcleo, ao ativá-la, é possível impedir que códigos maliciosos acessem processos de alta segurança no caso de um ataque
  • O processador de segurança oferece criptografia adicional para o seu dispositivo
  • A inicialização segura evita que um tipo sofisticado e perigoso de malware, chamado rootkit, seja carregado ao iniciar o dispositivo, esses rootkits usam as mesmas permissões do sistema operacional e são iniciados antes dele, o que significa que podem se ocultar totalmente
  • O software também atende aos requisitos de segurança de hardware padrão e avançadas.

Desempenho e impacto no sistema

A Segurança do Windows monitora o seu dispositivo em busca de problemas de segurança e fornece um relatório de integridade, que aparece na página “Desempenho e integridade do dispositivo”. 

O relatório de Integridade, por sua vez, começa mostrando a última vez que um exame de Integridade do Dispositivo foi executado, a hora exibida deve ser a hora atual, pois o Windows executa um exame da Integridade do Dispositivo quando você abre a pagina Desempenho e integridade do dispositivo.

Além da hora da última verificação, você verá o status das principais áreas monitoradas pela Integridade do Dispositivo: capacidade de armazenamento, aplicativos e software, vida útil da bateria e serviço de hora do Windows.

Fácil de usar

O Windows Defender vem pré-instalado em todos os computadores Windows e, se nenhum outro antivírus estiver instalado ele será ativado automaticamente, ou seja, não há necessidade de instalação. 

As configurações são administradas na Central de Segurança do Windows Defender, que inclui a verificação de vírus, o controle parental, o Firewall básico, integridade do sistema e o Firewall do Windows Defender com Segurança Avançada, sendo este reservado para uso especializado, mas o Centro de Segurança é rápido e simples de usar.

Para acessar o windows defender selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows e, em seguida, Proteção contra vírus e ameaças.

Instalação e suporte

Windows Defender é um programa de antivírus que já vem instalado com o Windows 10, ou seja, não é preciso baixar nenhum arquivo ou pagar assinatura para manter o funcionamento do software.

Se você tiver outro aplicativo antivírus instalado e ativado, o Microsoft Defender Antivírus será desativado automaticamente, quando desinstalar o outro aplicativo, o Microsoft Defender Antivírus será reativado. 

O Windows Defender é um software de fábrica, desta forma, a Microsoft resolve qualquer problema que você possa encontrar, a ajuda online e o centro de perguntas frequentes oferecem guias sobre como configurar verificações e resolver dificuldades recorrentes.

Caso não resolva o seu problema, você pode “falar” para o Microsoft Virtual Agent. Finalmente, você tem acesso à rede de suporte global da Microsoft, que inclui o suporte telefônico e um sistema baseado em tíquetes.

Se você encontrar um problema com o Windows Defender, a Microsoft possui recursos mais do que suficientes para resolvê-lo.

O que está faltando no Windows Defender?

Bom, como nada nesse mundo é perfeito, abaixo citamos possíveis melhorias que a Microsoft poderia considerar: 

  • Os índices de detecção de malware são menores que de muitos concorrentes externos
  • Os controles parentais são limitados ao navegador próprio Microsoft Edge
  • O relatório de saúde do sistema do computador é básico
  • Não inclui otimização de desempenho ou limpeza do sistema
  • Não há suporte multiplataforma
  • Não inclui funções extras que os antivírus concorrentes oferecem, como VPN, gerenciador de senhas, monitoramento da dark web ou proteção contra roubo de identidade

Posso confiar no Windows Defender?

O Windows Defender oferece proteção básica contra vírus, trojans, ransomware e outros tipos de malware, é instalado com o Windows por padrão, dessa forma, mesmo se você não deseja instalar um software à parte, o seu sistema tem pelo menos algum nível de proteção contra essas ameaças. 

O programa também detecta automaticamente outros sistemas antivírus que você pode ter instalado e isso facilita a remoção de todos os escaneadores antigos se você quiser confiar o Windows Defender como seu único sistema de segurança.

Falando de forma específica, o Defender é uma opção básica, embora boa e está mais próximo do que nunca de ser competitivo com outros antivírus do mercado, mas ainda não é suficiente para quem deseja uma proteção 100% ou em tempo real.

Comparação entre Windows Defender e TotalAV

O TotalAV possui os melhores índices de detecção de vírus e é mais fácil de usar que o Microsoft Windows Defender, porque o mecanismo antimalware do TotalAV usa uma versão com whitelisting da tecnologia antivírus do Avira, então ele é leve, rápido e está sempre atualizado para detectar as últimas ameaças de malware. 

O TotalAV também oferece ótimos recursos extras que o Windows não disponibiliza em suas proteções integradas como, por exemplo, a VPN, além de ferramentas de otimização do sistema e proteções contra roubo de identidade.

O recurso do TotalAV para limpeza do sistema inclui diversas funções úteis, como remover arquivos de lixo, desinstalador de aplicativos, gerenciador de inicialização e limpeza do navegador.

Quanto à interface, o TotalAV pode exibir o software em mais de 10 idiomas, incluindo português , desta forma, você não terá problemas para navegar pelos menus.

O Total AV ainda conta com um recurso chamado Password Vault, que fornece um local seguro para que você guarde endereços de e-mail de login, nomes de usuário e senhas para usar online. Isso significa que este antivírus possui uma espécie de gerenciador de senhas.

Outro recurso de destaque no Total AV e que vale a pena enaltecer é o WebShield, uma extensão grátis do Google Chrome que é capaz de detectar sites que podem ser uma ameaça ao usuário.

As proteções do TotalAV contra roubo de identidade também são excelentes em comparação a maioria dos concorrentes, oferecendo proteção contra roubo de identidade apenas para usuários dos EUA, o TotalAV inclui o Canadá e alguns países europeus.

As proteções contra roubo de identidade são oferecidas apenas no plano premium Total Security, quem busca uma opção mais acessível tem a sua disposição o TotalAV Antivirus Pro ou o Internet Security, ambos oferecem uma boa junção de recursos por um preço atrativo.

Conclusão

O Windows Defender é um dos antivírus mais usados em computadores Windows, presente em milhões de computadores no mundo. 

Isso poderia ser surpreendente há alguns anos, pois nem o sistema da Microsoft nem seu antivírus inspiravam tanta confiança nos usuários, era comum que a maioria deles desinstalasse o software da própria empresa e instalasse seu programa de segurança predileto, do qual vinham renovando a licença.

E isso era ocosionado devido a várias empresas especializadas apontavam que o Defender não era mesmo tão seguro quanto os concorrentes mais populares do mercado.

Com o passar do tempo a Microsoft investiu em aprendizado, fazendo com que o software evoluísse com uma rapidez superior aos demais e hoje o Defender é um dos antivírus mais recomendados.

Resumindo, se você precisa de um antivírus apenas para ficar de olho no que acontece no seu computador para identificar potenciais ameaças, o Windows Defender será suficiente.

Se, por outro lado, você tem um perfil de uso que requer mais recursos e ferramentas, talvez o recurso de segurança da Microsoft acabe se mostrando limitado e, se for este caso, o uso de um antivírus externo se faz obrigatório se você deseja manter a segurança deste dispositivo.

Se você gostou desse artigo e quer continuar por dentro deste assunto, e muito outros, continue acompanhando o nosso blog!